Sobre a fundação

Conheça um pouco a Fundação Jalles Machado, que é uma das responsáveis por essa escola maravilhosa existir.

 

Objetivo

A Escola Luiz César de Siqueira Melo tem os seguintes objetivos como essenciais para a valorização do conhecimento e do ser humano:

  • Promover o desenvolvimento da leitura e da escrita, a capacidade lógica e a boa interpretação através da participação contínua e ativa do aluno.

Utilizando diferentes linguagens: verbal, matemática, plástica, corporal como veio para expressar e comunicar suas ideias e usufruir as produções culturais, fazendo perceber através de relatos, comportamento, desenvolvimento crítico.

  • Propiciar a formação de cidadãos autônomos e críticos, cujas características sejam à capacidade de argumentação sólida, posicionando – se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas sendo capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade.
  • Valorizar os conhecimentos e a forma de expressão de cada aluno como processo de socialização.
  • Despertar a criatividade, a criticidade, a sensibilidade, a afetividade e o respeito, para construir coletivamente uma sociedade mais humana, democrática e solidária, pela participação individual e coletiva.
  • Favorecer a produção e a utilização das múltiplas linguagens, das expressões e dos conhecimentos históricos, sociais, científicos e tecnológicos, sem perder de vista a autonomia intelectual e moral do aluno.

 

Marco Situacional

A sociedade é constituída por diferentes modelos econômicos, políticos e sociais, que foram construídas ao longo da história. E a influência que esta história nos traz, serve como base para caracterizar a educação atual e sua problemática.

Hoje nosso principal desafio é o envolvimento dos pais com as atividades escolares dos filhos, pois a extensa jornada de trabalho faz com que a grande maioria dos pais se ausente do cotidiano escolar, ficando a questão da responsabilidade com o acompanhamento dos alunos a desejar. Temos trabalho de forma efetiva empreendendo ações tais como, reuniões periódicas, palestras.

A Escola Luiz César desenvolve ao longo do ano vários projetos pedagógicos e culturais afim de aproximar a comunidade da escola, o trabalho em equipe é desenvolvido de acordo com a necessidade de cada projeto apresentado pela direção e coordenação.
Todos os projetos são direcionados à socialização do ambiente escolar e familiar, sempre que possível conta com uma grande participação dos pais.

Eles têm como objetivo resgatar os valores nas dimensões, responsabilidade na educação, aceitação de dificuldade diagnosticada nas crianças, superação de déficit de aprendizagem.

Para isso promovemos reunião de pais dinamizada:

  • Escola de pais – primeira reunião de pais dinamizada;
  • Celebração Ecumênica de início da safra na empresa Jalles Machado;
  • Homenagem especial Dias das Mães;
  • Festa Junina;
  • Missa em homenagem especial ao Fundador da Escola;
  • Homenagem especial ao dia dos Pais;
  • Desfile cívico Dia da Pátria;
  • Semana da criança – realização de brincadeiras, despertando no aluno o gosto por suas obrigações estudantis e valorização do ambiente escolar;
  • Dia do professor – Momento realizado para reconhecer o trabalho desempenhado pelos professores;
  • Encontro Regional de educadores em Goiânia promovido pelo Sistema Maxi de Ensino;
  • Mostra cultural – trabalho desenvolvido para ampliar o conhecimento artístico e cultural do aluno;
  • Formatura das turmas de 1º e 9º;
  • Noite de Ação de Graças – momento preparado especialmente para a última reunião de pais.

A fundação

A Fundação Jalles Machado, com sede na cidade de Goianésia, Estado de Goiás, é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, cujo objetivo principal é implementar ações educacionais e culturais. Foi declarada como entidade de utilidade pública através da Lei Estadual Nº 12.883, de 17/06/1996.

A Fundação Jalles Machado é mantida pela empresas Jalles Machado S/A e Grupo Otávio Lage, que têm como propósitos oferecer um bom nível de ensino para os colaboradores e seus familiares, bem como inseri-los na sociedade por meio disseminação do conhecimento e da cidadania.

"O desenvolvimento social e afetivo é a principal meta desta unidade.”

Concepção de Educação

Acreditamos que uma escola de qualidade e inclusiva é aquela que oferece a todos o mesmo acesso e proporciona meios para os alunos apropriarem- se de novos saberes e conhecimentos de forma prazerosa.
Temos, portanto como prática a educação democrática, com estreita integração escola/família/comunidade.

O desenvolvimento, social e afetivo, é a principal meta desta unidade.

Para tal, trabalha os conteúdos programáticos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação, sendo o mesmo complementado e adequado de conformidade com a realidade sócio – cultural da clientela. O ensino-aprendizagem é a interação entre o ensinante e o aprendente nas situações diárias da sala-de-aula, respeitando os seus saberes e estimulando novos conhecimentos.

A aprendizagem ocorre de várias formas, por meio de trocas de experiências vividas, pela criação de hipóteses e organização do pensamento. Ela pode ocorrer realizando várias atividades como: pesquisas, leitura, escrita, artes, projetos, questionamentos, reflexão e outros.

A avaliação deve estar focada na aprendizagem e não na nota. É uma apreciação qualitativa sobre o ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Ela pode acontecer de várias formas e em diversas situações, no decorrer das aulas, através de uma variedade de atividades, que permitem ao professor observar como os alunos estão assimilando, construindo conhecimentos e desenvolvendo habilidades e competências.
Em busca de um ensino de qualidade significativo, a unidade oferece atividades extracurriculares, as quais auxiliam e facilitam a aprendizagem.

Sabe- se que para um indivíduo desenvolver- se na área cognitiva faz- se necessário que todo seu organismo esteja em pleno funcionamento, tanto sob aspectos fisiológicos, quanto psicológicos. Priorizando também este aspecto, os alunos desta unidade que são filhos de funcionários da empresa mantenedora e comunidade, são assistidos por um bom plano de saúde. Recebe ainda, assistência odontológica mantida pela Empresa. Aos alunos mais carentes, é oferecido material escolar completo e uniforme.

Todas as ações aqui mencionadas são avaliadas periodicamente quanto à sua funcionalidade e aplicação reparando assim possíveis falhas.

Além da Escola Luis César de Siqueira Melo, a Fundação Jalles Machado é mantenedora da Rádio Itajá 105,9 FM (www.itaja105.com.br), uma emissora educativa criada com propósito de fazer uma rádio aberta e participativa.

Visitar site