Semana do Meio Ambiente

Fundação Jalles Machado
Por Fundação Jalles Machado,

Publicado em 03 de junho de 2022

Sustentabilidade: Boa Práticas para Preservação do Meio Ambiente

À medida que as questões ambientais se tornam cada vez mais abrangentes, amplia-se a importância de construir conhecimentos que correspondam à compreensão da problemática que se coloca a seguir. A conscientização da comunidade educativa deve ser trabalhada a Educação Ambiental, não distanciada da realidade concreta dos estudantes, isto é, no ambiente escolar e sua comunidade. A preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e para a de todos os seres vivos é importantíssima por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado nas escolas, maiores são as chances de despertar a consciência da preservação e de fortalecer valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, sem abrir mão do desenvolvimento, e ser capaz de cuidar do meio ambiente. Portanto, acredita-se que, por meio da construção de conhecimentos ambientais, para uma perspectiva da cidadania, a escola cumprirá seu papel diante da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e sustentável, voltados para a temática ambiental.

Objetivos de Aprendizagem:
EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Avaliação:
A avaliação da Semana do Meio Ambiente ocorre durante a sua implementação, desde o início, quando os alunos exploram interesses, desenvolvem das hipóteses e elaboram conclusões.

FOTOS

 

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo