MINHA FAMÍLIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

MINHA FAMÍLIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

Profª: Eliana Isabel Pereira Braga

1. APRESENTAÇÃO

O projeto de leitura intitulado “MINHA FAMÍLIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA.” tem a pretensão de contribuir para a formação de alunos leitores críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes. O projeto busca desenvolver e estimular os momentos de leitura em família, possibilitando a troca de experiências, saberes e sentimentos entre pais/responsáveis e filhos, oportunizando o conhecimento acerca da vida escolar do aluno e aprimorando a relação entre FAMÍLIA X ESCOLA sob o comando de que a obra da verdadeira educação é preparar os educandos para que sejam pensantes e não meros transmissores de ideias de outras pessoas. A implementação desse projeto vem favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem, visto que propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita e, consequentemente, melhorar o desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos. Envolver os alunos cada vez mais no universo da leitura, de uma forma prazerosa, requer muita disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e humana, enquanto aqui estamos. Estimular alguém a ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos no processo educacional. Por isso, tal projeto exigirá engajamento profundo de professores, alunos e pais.

2. JUSTIFICATIVA

Infelizmente a atualidade vem afastando cada vez mais os nossos alunos do ato de ler. Aspectos relacionados à jogos, ao acesso restrito à leitura no núcleo familiar e à falta de incentivo em diversas situações ocasionam pouco interesse pela leitura. A consequência de tudo isso é sentido na escola: vocabulário precário, erros ortográficos, dificuldade de compreensão, poucas produções significativas dos alunos e conhecimentos restritos aos conteúdos escolares e/ou de experiência de mundo. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor à leitura, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

OBJETIVOS

  • Estimular os momentos de leitura em família, possibilitando a troca de experiências, saberes e sentimentos entre pais/responsáveis e filhos, oportunizando o conhecimento acerca da vida escolar do aluno e aprimorando a relação entre FAMÍLIA X ESCOLA
  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
  • Estimular o desejo de novas leituras;
  • Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
  • Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

PLANO DE AÇÃO

Iniciaremos na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura com reunião de Pais para lançamento do Projeto. Nessa reunião de apresentação faremos o sorteio da data em que cada família virá à escola para fazer a apresentação do livro escolhido. No decorrer do ano letivo faremos atividades que estimulem a leitura e apresentação dos livros lidos. Usaremos estratégias que deverão ser colocadas em prática para estímulo das leituras:

  1.  Apresentar vídeos sobre a importância da leitura;
  2. Ajudar os alunos na indicação de livros na Plataforma Árvore;
  3. Fazer uma leitura, com boa entonação de voz, de um dos livros utilizados pelos alunos;
  4. Ler um livro infantil em voz alta, dramatizando o mais possível as vozes das personagens, a fim de que o aluno perceba que há variações nas vozes quando se faz uma pergunta, quando se exclama, quando há raiva, amor, inveja, etc.
  5. Fazer debates sobre algumas histórias ou informações apresentadas em alguns livros. Seria uma forma de instigar a leitura;
  6. Expor, na sala, algumas produções textuais baseadas nas leituras;
  7. Preencher três a cinco fichas do material coletivamente, após esse período, estimular os alunos a realizarem tais atividades individualmente.
  8. Sugerir a família que os livros escolhidos para apresentação possam ser através de teatros, fantoches, leitura oral, jogral, mímicas, recitais, etc.
  9. Elogiar ou comentar algumas fichas preenchidas pelos alunos, demonstrar valorização pelo trabalho deles.
  10. Elaborar gráfico com o objetivo de estimular o espírito de cooperação entre os alunos. Um painel (cartaz) deverá ser colocado em sala de aula, seguindo a sequência das fichas de leitura nele, o professor colocará o nome de cada aluno contabilizando o número de livros lidos por semana. Além de ser uma forma de o aluno se auto avaliar, servirá de reflexão e ação para o professor diante da leitura individual atingida por aluno, durante o ano letivo.
  11. O aluno, que é o alvo de todo o projeto, deverá ser estimulado constantemente. Ao perceber que também terá obrigações, a leitura será levada a sério.

Aquele que cumprir a meta receberá 2,0 pontos extras em Português a cada bimestre.

Os pais incentivarão os filhos a lerem na Plataforma Árvore e também escolherão juntamente com o filho um livro que gostar muito, para apresentarem a turma. Eles procurarão a melhor maneira de contar a história.

A família ficará responsável de monitorar a leitura diária na Plataforma ÁRVORE, possibilitando ao filho acesso ao aparelho celular, tablet ou computador para que leia.

O dia da apresentação será nomeado de MINHA FAMÍLIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA.

Recursos: Humanos, plataforma ÁRVORE, celular, tablet ou computador

AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto será contínua, sendo realizada após cada encontro da família com a turma, envolvendo os segmentos da escola. também acontecerá ao término desta primeira etapa, a fim de aprimorar as ações realizadas e fortificar os pontos exitosos.

  • FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
  • GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.
  • GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª ed, Cascavel: Assoeste, 1984.
  • KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
  • LÜCK, G. Página à página: faça seus alunos se interessarem pela leitura. Curitiba: Profissão Mestre, set.200, p.10-13.