Profª: Eliana Isabel Pereira Braga
O projeto de leitura intitulado “MINHA FAMÍLIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA.” tem a pretensão de contribuir para a formação de alunos leitores críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes. O projeto busca desenvolver e estimular os momentos de leitura em família, possibilitando a troca de experiências, saberes e sentimentos entre pais/responsáveis e filhos, oportunizando o conhecimento acerca da vida escolar do aluno e aprimorando a relação entre FAMÍLIA X ESCOLA sob o comando de que a obra da verdadeira educação é preparar os educandos para que sejam pensantes e não meros transmissores de ideias de outras pessoas. A implementação desse projeto vem favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem, visto que propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita e, consequentemente, melhorar o desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos. Envolver os alunos cada vez mais no universo da leitura, de uma forma prazerosa, requer muita disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e humana, enquanto aqui estamos. Estimular alguém a ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos no processo educacional. Por isso, tal projeto exigirá engajamento profundo de professores, alunos e pais.
Infelizmente a atualidade vem afastando cada vez mais os nossos alunos do ato de ler. Aspectos relacionados à jogos, ao acesso restrito à leitura no núcleo familiar e à falta de incentivo em diversas situações ocasionam pouco interesse pela leitura. A consequência de tudo isso é sentido na escola: vocabulário precário, erros ortográficos, dificuldade de compreensão, poucas produções significativas dos alunos e conhecimentos restritos aos conteúdos escolares e/ou de experiência de mundo. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor à leitura, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Iniciaremos na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura com reunião de Pais para lançamento do Projeto. Nessa reunião de apresentação faremos o sorteio da data em que cada família virá à escola para fazer a apresentação do livro escolhido. No decorrer do ano letivo faremos atividades que estimulem a leitura e apresentação dos livros lidos. Usaremos estratégias que deverão ser colocadas em prática para estímulo das leituras:
Aquele que cumprir a meta receberá 2,0 pontos extras em Português a cada bimestre.
Os pais incentivarão os filhos a lerem na Plataforma Árvore e também escolherão juntamente com o filho um livro que gostar muito, para apresentarem a turma. Eles procurarão a melhor maneira de contar a história.
A família ficará responsável de monitorar a leitura diária na Plataforma ÁRVORE, possibilitando ao filho acesso ao aparelho celular, tablet ou computador para que leia.
O dia da apresentação será nomeado de MINHA FAMÍLIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA.
Recursos: Humanos, plataforma ÁRVORE, celular, tablet ou computador
A avaliação do projeto será contínua, sendo realizada após cada encontro da família com a turma, envolvendo os segmentos da escola. também acontecerá ao término desta primeira etapa, a fim de aprimorar as ações realizadas e fortificar os pontos exitosos.