Festival de MPB-2023
Escola Luiz César
Profº Eduardo
Makiyama Silva
Derivada da língua tupi-guarani, a palavra Pindorama significa “Terra das palmeiras”, diz a história, que seria o nome pelo qual os nativos-indígenas chamavam as terras brasileiras no período de chegada dos portugueses por aqui.
A diversidade cultural no Brasil é ampla desde o processo de colonização de nosso país. Prova disso é o fato de que não há um traço fenotípico único que caracterize o brasileiro, como existe com povos de diferentes localidades da África e da Europa, da Índia ou dos países da Ásia Oriental.
A dimensão do país permitiu que cada região desenvolvesse os seus costumes de forma única, criando um leque infinito de culturas e, principalmente, de gêneros musicais.
Além dos ritmos estrangeiros que caíram no gosto da população, os maiores estilos musicais desenvolvidos no país, que ajudaram na construção da identidade do brasileiro, são a tradicional Música Popular Brasileira (MPB), a bossa nova, o choro, o sertanejo – que ganhou uma sub classificação nos últimos anos, com o sertanejo universitário –, a marchinha, o brega, o baião, o samba, a jovem guarda e muitos outros.
Cada um desses gêneros musicais é importante para a sociedade, que além de promover a cultura diversa, integram as pessoas na comunidade e ajudam muitos jovens a saírem da pobreza através do que é ensinado pela música.
Esse ano nosso festival de MPB, irá permear por um vasto repertório de riqueza cultural que o “Brasil” oferece. Os alunos por meio de apresentações musicais farão jus ao leque de gêneros e estilos concebidos e gerados através da vivência de cada região nacional, também penetrando nas raízes históricas do surgimento do país, atravessando temas como: Regionalismo-Nativismo-Belezas naturais-Costumes etc.
Existem vários trabalhos e pesquisas relacionados sobre os benefícios do cantar na infância (Desenvolvimento da capacidade cognitiva, Liberação de hormônios do bem-estar, Ajuda na autoestima, Auxilia no desenvolvimento da expressão corporal, Trabalha a memória), e inúmeros artigos e dados históricos que comprovam a importância da música na escola, e quão rico são os resultados mostrados sobre como o estudo da mesma estimula o aluno de forma global, somando muito na sua formação social-emocional-cognitiva-técnica-disciplinar e comportamental, criando assim um indivíduo que, no futuro possa vir a ser um profissional critico-responsável e contributivo para com a sociedade, justificando então a ação e execução desse tipo de projeto.
Incentivar o alunato a explorar a adversidade cultural que o Brasil oferta, exercendo a liderança através da superação de apresentar para o público, evoluindo assim em questões socioculturais e técnicos relacionados a prática musical (Canto), bem como aspectos emocionais e habituais relacionados ao LEM.
Os alunos que irão participar de forma direta serão selecionados pelo professor, e farão parte do processo de escolha do repertório e aprofundamento da pesquisa que tange a construção do roteiro do festival. Esses alunos estão envolvidos nas principais apresentações, são alunos que se destacam nas aulas de música. A turma de canto coral também abrilhantarão o Festival Pindorama, visto que esses ainda estão em processo de evolução técnica e precisam se sentir pertencentes ao processo. A escola toda participará, ainda que de forma indireta, (docentes e discentes) através de tarefas e papéis de liderança divididos por turmas-grupos e disciplinas de alguns professores.
Antes do evento
No dia do evento