Festival Pindorama

Festival de MPB-2023
Escola Luiz César
Profº Eduardo
Makiyama Silva

Festival Pindorama

Apresentação/Introdução

Derivada da língua tupi-guarani, a palavra Pindorama significa “Terra das palmeiras”, diz a história, que seria o nome pelo qual os nativos-indígenas chamavam as terras brasileiras no período de chegada dos portugueses por aqui.

A diversidade cultural no Brasil é ampla desde o processo de colonização de nosso país. Prova disso é o fato de que não há um traço fenotípico único que caracterize o brasileiro, como existe com povos de diferentes localidades da África e da Europa, da Índia ou dos países da Ásia Oriental.

A dimensão do país permitiu que cada região desenvolvesse os seus costumes de forma única, criando um leque infinito de culturas e, principalmente, de gêneros musicais.

Além dos ritmos estrangeiros que caíram no gosto da população, os maiores estilos musicais desenvolvidos no país, que ajudaram na construção da identidade do brasileiro, são a tradicional Música Popular Brasileira (MPB), a bossa nova, o choro, o sertanejo – que ganhou uma sub classificação nos últimos anos, com o sertanejo universitário –, a marchinha, o brega, o baião, o samba, a jovem guarda e muitos outros.

Cada um desses gêneros musicais é importante para a sociedade, que além de promover a cultura diversa, integram as pessoas na comunidade e ajudam muitos jovens a saírem da pobreza através do que é ensinado pela música.

Esse ano nosso festival de MPB, irá permear por um vasto repertório de riqueza cultural que o “Brasil” oferece. Os alunos por meio de apresentações musicais farão jus ao leque de gêneros e estilos concebidos e gerados através da vivência de cada região nacional, também penetrando nas raízes históricas do surgimento do país, atravessando temas como: Regionalismo-Nativismo-Belezas naturais-Costumes etc.

Justificativa

Existem vários trabalhos e pesquisas relacionados sobre os benefícios do cantar na infância (Desenvolvimento da capacidade cognitiva, Liberação de hormônios do bem-estar, Ajuda na autoestima, Auxilia no desenvolvimento da expressão corporal, Trabalha a memória), e inúmeros artigos e dados históricos que comprovam a importância da música na escola, e quão rico são os resultados mostrados sobre como o estudo da mesma estimula o aluno de forma global, somando muito na sua formação social-emocional-cognitiva-técnica-disciplinar e comportamental, criando assim um indivíduo que, no futuro possa vir a ser um profissional critico-responsável e contributivo para com a sociedade, justificando então a ação e execução desse tipo de projeto.

Objetivo Geral

Incentivar o alunato a explorar a adversidade cultural que o Brasil oferta, exercendo a liderança através da superação de apresentar para o público, evoluindo assim em questões socioculturais e técnicos relacionados a prática musical (Canto), bem como aspectos emocionais e habituais relacionados ao LEM.

Objetivos Específicos

  • Explorar os gêneros musicais do Brasil
  • Estudar a história musical de cada região
  • Contemplar as riquezas e belezas do País
  • Incentivar o estudo do canto
  • Superar a timidez e enfrentamento ao público
  • Garantir a sinergia entre família-escola e docentes
  • Proporcionar interdisciplinaridade do corpo escolar
  • Vivenciar as práticas de liderança do LEM
  • Divulgar para a comunidade os talentos que a escola gera.
  • Instruir os alunos sobre técnicas e interpretação de palco
  • Gerar o conceito de autoconhecimento e auto responsabilidade
  • Cultivar com afinco os hábitos do Líder em mim

Metodologia

Os alunos que irão participar de forma direta serão selecionados pelo professor, e farão parte do processo de escolha do repertório e aprofundamento da pesquisa que tange a construção do roteiro do festival. Esses alunos estão envolvidos nas principais apresentações, são alunos que se destacam nas aulas de música. A turma de canto coral também abrilhantarão o Festival Pindorama, visto que esses ainda estão em processo de evolução técnica e precisam se sentir pertencentes ao processo. A escola toda participará, ainda que de forma indireta, (docentes e discentes) através de tarefas e papéis de liderança divididos por turmas-grupos e disciplinas de alguns professores.

Cronograma

  • Primeira semana de agosto (02/08 à 04/08) – Repertório, arte do evento e reunião com fornecedores.
  • Segunda quinzena de agosto- busca de patrocínios e confecção de lembranças, camisetas e brindes.
  • Durante os meses de agosto de setembro ensaios
  • Durante o mês de setembro divulgação e divisão dos grupos de trabalho (papéis de liderança).
  • Durante a segunda quinzena de agosta, venda de convites (comunidade escolar e familiares).
  • Ensaio geral um sábado antes do evento.
  • Culminância dia 29 de setembro no centro cultural.

Papéis de liderança (Professores e Alunos)

Antes do evento

  • Líderes do canto (alunos que farão apresentação, comprometimento com ensaio letra e música)
  • Líderes da rádio (grupo de alunos para divulgar no informativo)
  • Líderes da divulgação interna (alunos para divulgar na hora do recreio)
  • Líderes da decoração (Professores e alunos envolvidos com um grupo para confeccionar bandeiras de estados, adquirir objetos culturais dentre outros)
  • Líderes do apoio geral

No dia do evento

  • Líderes da acolhida
  • Líderes da organização e limpeza após o evento (grupo de professores e alunos)
  • Líderes do silêncio nos bastidores (Professores)
  • Líder do microfone (entregar microfone para os cantores já ligado)