CADA UM MORA ONDE PODE

Turma: Jardim I “A”

Duração: 10 dias (29/08 a 09/09)

Justificativa:

Lar, é uma pequena palavra, se for analisada como tal. No entanto, se estendermos ao significado podemos definir como aconchego, paz, calmaria. Não há lugar como nosso lar! Nossa moradia é para onde voltamos todos os dias depois de uma longa rotina cansativa e nos aconchegamos. Tudo que está presente em nosso lar, foi pensado, foi adquirido pelo nosso gosto, é tudo reconfortante para nós. Porém, precisamos entender que infelizmente não são todas as pessoas que possuem um lugar assim para descansar.

Uma pesquisa realizada mostra dados onde afirma que o Brasil é um dos países do mundo com sérios problemas habitacionais, onde uma parcela significativa da população não possui moradia própria, habita em situação irregular (em áreas de risco, assentamentos, invasões) ou até mesmo não possui onde morar. Além disso, não é um desafio pontual, que se limita a uma determinada região (sudeste, nordeste, norte) ou meio (urbano e rural).

Os limites vão mais além, até mesmo os animais sofrem com a destruição de seu habitat natural, ficam sem lar ou são abandonados nas ruas.

Assim, sabemos que apresentar este tema e seus desafios para os alunos, é de suma importância. Pois o conhecimento adquirido pode torná-los conscientes e conscientizadores para mudar essas condições no futuro. Ao sensibilizá-los estamos preparando para enfrentar esses desafios. Afinal, é na criança que muitas vezes reside uma semente de solução e cabe ao professor regá-la para que cresça e dê frutos no futuro!

Objetivos

  • Explorar diversos grupos humanos, sucessão do tempo e as modificações.
  • Conhecer as condições climáticas de cada região e suas construções.
  • Desenvolver a imaginação, criatividade.
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas).
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver raciocínio lógico.
  • Desenvolver coordenação motora.
  • Conscientizar quanto aos problemas habitacionais e seus desdobramentos e da importância da moradia para a vida humana.
  • Conhecer, compreender e identificar os diferentes tipos de moradia, suas características e propósitos;
  • Conhecer, compreender e identificar os diferentes habitats dos animais.

OBJETIVO GERAL

  • Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade, imaginação e a linguagem oral, como também explorar os conceitos matemáticos e sensoriais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar;
  • Diferenciar diferentes tipos de moradia a partir de imagens e fatos do cotidiano;
  • Perceber as condições de habitação de diferentes grupos sociais;
  • Grafar, representar e identificar o numeral 6 e as letras D e R.
  • Conversar sobre tipos de moradias para os humanos e os diferentes tipos de abrigos que os animais usam para se proteger e descansar; (explorar como eram construídas as casas que aparecem na história e indagar se atualmente observam casas desse estilo (palhas, madeiras, tijolos…);
  • Pedir para que registrem no caderno, através de traçado das letras.

METODOLOGIAS

Para alcançar os objetivos propostos serão utilizadas as seguintes estratégias: contagem de história com dramatização, aula expositiva dialogada, vídeo aula, passeio, música dramatizada, brincadeiras e jogos.

RECURSOS

Livro de literatura infantil, televisão, multimídia, computadores, cola, palito de picolé, palha, pequenas caixas recicláveis, papel dobradura, sulfite, crepom, massa de modelar, tesoura, palitos, barbantes, tabuleiro de alinhavos, agulha de perfuração, fantoches, dedoches, tampinhas, sementes, canudos, jornais, revistas, quadro negro, giz, lápis de cor.