Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para a Escola Luiz César diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Nesse sentido entendemos que a escola é um lugar de formação. Não só formação de alunos, mas formação de verdadeiros cidadãos, pessoas de bem que, não só no futuro, mas também no presente, acrescentarão e acrescentam boas coisas no mundo.
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo a nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo – embora, muitas vezes, não nos demos conta.
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Ângela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o
sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.
Por isso, tornam-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os linguísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê são alcançados, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.
Dessa forma, essa instituição escolar se preocupa em fazer essa interação. Principalmente no contexto que estamos vivenciando, onde a comunicação acontece mais virtualmente, por meio das redes sociais do que de forma
presencial. É de fundamental importância que os nossos alunos saibam diferenciar as diversas variações linguísticas bem como a situação de uso de cada uma. E para isso surgiu o projeto de leitura intitulado “A leitura como fonte de pesquisa e entretenimento”. Trata-se de um Projeto para ser desenvolvido, em sala de aula e fora do espaço escolar.
Este projeto surgiu da necessidade de transformar a sala de aula num espaço de leitores e com leitores, envolvendo todos na busca de estratégias que tornem a leitura um ato prazeroso e também uma riquíssima fonte de pesquisa.
Para realizarmos o nosso trabalho, além das aulas remotas, onde propiciamos o conhecimento linguístico aos nossos alunos, selecionamos também, no decorrer do ano letivo, diversas obras literárias relevantes para desenvolvermos esse trabalho. Teremos na Escola a Semana literária, período em que cada turma apresentará os livros lidos por meio das redes sociais da escola como: instagram, facebook, programa de rádio, entre outros.
Acreditamos que, a palavra escrita é, mais do que nunca, a nossa principal ferramenta para compreender o mundo. A grandeza do texto consiste em nos dar a possibilidade de refletir e interpretar.
E refletir e interpretar, sabemos, é o que permite ao homem abrir as portas de sua percepção. Quando movido por curiosidade, pelo desejo de crescer, o homem se renova constantemente, tornando-se cada dia mais apto a estar no mundo, capaz de compreender até as entrelinhas daquilo que ouve e vê, do sistema em que está inserido. Assim, tem ampliada sua visão de mundo e seu horizonte de expectativas.
Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem. De acordo com Valéria Thomazini “O hábito da leitura proporciona possibilidades infinitas, uma vez
que é possível conhecer tudo o que se deseja por meio dela”. Em consonância com a autora a Escola Luiz César não mede esforços para desenvolver esse projeto que sem dúvidas é de suma importância para todos que diretamente ou indiretamente estão envolvidos.