Homenagem à Marilda Fontoura

Fundação Jalles Machado
Por Fundação Jalles Machado,

Publicado em 17 de agosto de 2023

Homenagem à Marilda Fontoura

(1926 – 2023)

Marilda Fontoura deixou um legado precioso na área social do Estado de Goiás. Ela foi a 1º primeira-dama do Estado a ser presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) depois que a Arquidiocese de Goiânia transferiu o controle da entidade às primeiras-damas estaduais. Ela ocupou o cargo durante a gestão do então governador Otávio Lage de Siqueira (1966-1971).

Dona Marilda também foi presidente do Conselho de Obras da Comunidade, entidade responsável pela fundação da Casa do Interior de Goiás (Cigo), que começou a funcionar numa época em que a maioria dos municípios não tinha estrutura de saúde e que representou no passado e representa, ainda hoje, um importante apoio para as pessoas do interior que buscam tratamento de saúde em Goiânia.

Como primeira-dama do Estado, ela também foi responsável pela construção da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia.

Também foi primeira-dama da cidade de Goianésia, onde morava. Além do trabalho social realizado por meio de ações políticas, Dona Marilda sempre prestou apoio a entidades sociais do município e da região. Aos que conviviam com ela, deixa um legado de humildade, simplicidade, valores de família e de humanidade.

Ao lado do marido e filhos, Dona Marilda ajudou a construir o Grupo Otávio Lage, que atua nas áreas da agricultura, comunicação, setor imobiliário, pecuária, seringueira e setor sucroenergético. Ela deixou três filhos: Otávio Lage de Siqueira Filho, Jalles Fontoura de Siqueira e Silvia Regina Fontoura de Siqueira. Ricardo Fontoura de Siqueira, este, morreu em 2017. Já o marido, faleceu em 2006.

Como forma de homenageá-la dona Marilda, no dia 11 de agosto foi inaugurado no Lar do Idoso Francisco Quagliato, o pavilhão que recebeu o nome da saudosa Marilda Fontoura de Siqueira.

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo