Fake News NÃO!

Fundação Jalles Machado
Por Fundação Jalles Machado,

Publicado em 12 de abril de 2023

Fake News NÃO!

A palavra escola vem do grego scholé. Nos tempos da Grécia antiga era usada para designar o tempo livre que as pessoa reuniam-se para conversar e trocar experiências gerando uma troca de conhecimentos. Nos tempos moderno a escola pública ou privada é uma instituição de ensino cuja a sua missão é formar cidadãos cultos e responsáveis a fim de tornar a sociedade cada dia melhor e mais consciente. Por isso podemos afirmar que a escola é uma das bases que compõem a sociedade, portanto não pode ser prejudicada por fakenews e notícias falsas.

O que é Fake News ?

Fake News são notícia falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais e tem grande poder viral, pois espalham-se rapidamente, tendo como objetivo emocionar o leitor, fazendo com que este leia o material malicioso sem confirmar a veracidade dos fatos.

A produção de Fake News constitui um verdadeiro mercado, geralmente financiando e propagado por pessoas de influência ou que somente querem atenção. Para isso, criam perfis falsos nas redes sociais e iniciam os trabalhos na maioria das vezes, divulgando notícias verdadeiras, para ganhar seguidores e depois divulgar as informações falsas como se fossem reais.

Consequência das Fake News

Divulgar notícias falsas é um ato perigoso. Ao divulgar informações falsas como foto e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito, criar histeria coletiva e causar danos irreversíveis emocional e físicos.

Como combater as Fake News?

O combate às Fake News é algo difícil. Os criadores de conteúdos falsos são eficientes em esconder as suas identidades. Para o usuário da internet, o importante é conseguir identificar uma notícia falsa ou sensacionalista e não compartilhar, conteúdo duvidoso. Agências de jornalismo especializados são ferramenta úteis para saber se um conteúdo é Fake News ou não.

A Agência Lupa é uma criação da Revista Piauí com a Fundação Getúlio Vargas e com a rede Um Brasil. Lançada em 2015, o site analisa conteúdo nacional e internacional e classifica-os em: verdadeiro; verdadeiro, mas…; ainda é cedo para dizer; exagerado; contraditório; insustentável; falso e de olho.

O Boatos.org é um site formado por vários jornalistas brasileiros que investigam conteúdos que circulam nas redes e informam aos leitores se são verdadeiros ou falsos.

Essas e outras ferramentas podem ser usadas para verificar os boatos e falácias que circulam pela a internet.

Diante do cenário atual o melhor e ter um olhar crítico e duvidoso de toda informação que não foi divulgada por meios oficiais. Portanto se você tem dúvida sobre uma notícia, não compartilhe, não gere audiência pois é isso que os criadores de conteúdos falsos querem.

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo