RECICLAGEM PROATIVA!
Sex, 05 de Janeiro de 2018 17:07

Projeto:

RECICLAGEM PROATIVA!

“ Reciclar é renascer, onde o que é velho se torna novo”
(PARREIRA)

Elaboração:

PARREIRA, Nei Antonio.


APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos a filosofia tem ganhado um significativo espaço no campo pedagógico. Cada vez mais vemos que muitos problemas que incidem na educação infantil dizem respeito à falta de motivação com que os alunos cumprem suas tarefas educacionais corriqueiras. E isto, quase sempre, é resultado de uma falta de sintonia entre os gostos e interesses que eles manifestam e aquilo que lhes é apresentado na escola como algo a ser aprendido de maneira dogmática, havendo poucas possibilidades de questionamentos e opiniões divergentes. Com base a isso a Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo, acata tal disciplina dando ao educando a possibilidade de abordar temas diversos e variados, esboçando suas críticas, ideias e opiniões sempre relevantes e orientadas para o “bem saber”.

PÚBLICO ALVO

Comunidade escolar: 6º anos A e B (Ensino Fundamental II)

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Esse projeto é uma oportunidade do educando apresentar as suas reflexões e suas opiniões a partir de uma avaliação real do mundo e suas matérias primas, que ao mesmo tempo “abundante”, parece escasso. Trabalhando os 7 hábitos, cada qual deverá, antes de tudo, pensar e buscar criar uma sinergia entre o que o mundo representa para a vivencia e evolução de cada um, dando um foco a sustentabilidade e ao processo de reciclagem em forma de criações de objetos e brinquedos utilizando materiais recicláveis, os trabalhos realizados. O objetivo do trabalho com este foco é desenvolver a percepção sensível e crítica, como meio de atribuir os temas propostos em sala de aula ao meio social escolar além de conhecer com mais profundidade os temas voltados para a preservação e manutenção do mundo.

OBJETIVO GERAL

Avaliar, interpretar e refletir sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ativar conhecimentos prévios dos alunos acerca da evolução e história da fotografia;
• Desenvolver a sensibilidade ao cotidiano, a criticidade por meio de produções;
• Valorizar o mundo em todos os seus aspectos.
• Conhecer a escola a partir da fotografia analisada pelas artes;
• Mostrar aos alunos imagens e textos para ativar sua curiosidade e despertar interesse pela criticidade artística;
• Reconhecer a arte como uma ciência válida;
• Compreender a importância da fotografia como arte para o desenvolvimento do pensamento contemporâneo.

METODOLOGIA

Os alunos farão a leitura e o estudo dos textos propostos na Apostila de Filosofia do Sistema MAXI de ensino do 6º Ano das páginas 15 a 22 “O consumismo”, em seguida haverá um momento em sala de aula onde falaremos sobre a importância da reciclagem para diminuir os danos ambientais, desenvolvendo assim criticidade do meio em que vivemos, cada um poderá expor o seus argumentos e entendimentos sobre o consumismo, a sustentabilidade e a reciclagem.
Em seguida cada aluno irá ler novamente os textos e fará uma obra utilizando objetos recicláveis, em especial garrafas PETs, dando um título bem criativo à mesma.
Após a entrega dos trabalhos e avaliação detalhada, será feito uma exposição na escola para apresentação e divulgação dos melhores trabalhos. Por fim haverá uma premiação aos três melhores, além de terem seus trabalhos divulgados nas mídias sociais disponíveis pela escola.

CRONOGRAMA

06 A 17 DE FEVEREIRO – Leitura e debate dos textos;
20 A 24 DE FEVEREIRO – Confecção e elaboração dos trabalhos recicláveis;
27 DE FEVEREIRO – Entrega dos trabalhos;
27 E 28 DE FEVEREIRO – Análise e avaliação;
06 DE MARÇO – Entrega do prêmio para o melhor trabalho.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

• Apostila de arte do segundo bimestre do Sistema MAXI de ensino do 6º Ano;
• Garrafas descartáveis (Pets);
• Cartolina;
• EVA;
• Tesoura;
• Cola Quente;
• Mural para exposição.

AVALIAÇÃO

Espera-se que os alunos absorvam e desenvolvam a criticidade sobre o mundo e a necessidade de preserva-lo, além de desenvolver a sensibilidade para olhar o mundo que  os rodeia de uma forma única e transmiti-lo por meio de aços práticas que possam servir de exemplos de liderança.

AVALIAÇÃO FINAL

O estímulo ao consumo atende às grandes indústrias e ao comércio, que necessitam ampliar seus padrões para produzir mais, vender mais e aumentar os lucros e isso tudo, por vezes, não vem acompanhado com a preocupação socioambiental.
Os alunos do 6º ano, durante as aulas de filosofia aprenderam que ninguém nasce consumista, já que este é apenas uma ideologia que infelizmente é característica da sociedade atual. Hoje sem se importar com idade, crença, gênero ou nacionalidade todos são impactados pelas mídias de massa e estimulados ao consumo de modo inconsequente.
Após os estudos em sala de aula percebeu-se que o mundo precisa de nossa ajuda (ver); analisando de forma crítica, nos julgamos responsáveis, de certa forma, pelo atual estado do planeta jogando lixo fora da lixeira, não reciclando, etc. (julgar); e por fim em nossa ação (de modo simbólico) produzimos ideias, objetos e brinquedos com as garrafas de plástico recicláveis.
Sabe-se que este nosso gesto não mudará o mundo, de imediato, mas a cada material reciclável, a cada escolha correta que fizermos estaremos nos tornando exemplos de líderes à sociedade.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Apostila de Arte do Sistema MAXI de ensino do 6º Ano, 2010.

COVEY, Franklin. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes: programa clássiso. Alcançando Eficácia Pessoal e Interpessoal de Dentro para Fora. Ed. Abril Educação, Versão 3.0, 2009.

ANEXOS

{galery}images/Projetos/imagens/RECICLAGEM-PROATIVA/{/galeria}

 

Avisos

Atenção Pais!

 

Volta as aulas no dia 22 de Janeiro!

----

Ainda não matriculou seu filho?
Venha já a nossa escola e matricule-o!

 

Horário para matrículas: 07h30 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

 

logo-jalles-machado

logo-grupo-lage

Rua 35, 600 Primavera I – Goianésia -GO

fjm@fjm.org.br

(62) 3353-2005   (62) 3353-3510

Fale conosco >>

apice-tecnologia