DADAÍSMO AMBIENTAL!
Sex, 05 de Janeiro de 2018 07:27

Projeto:

DADAÍSMO AMBIENTAL!

“Ambiente Meio, Meio Ambiente...Todo ambiente”
(PARREIRA)

Elaboração:

PARREIRA, Nei Antonio.


APRESENTAÇÃO

A cada ano a arte, como uma disciplina, ganha mais espaço nos meios acadêmicos, desde a base da formação, como algo indispensável para o amadurecimento da criticidade e do sensível. Cada vez mais vemos que muitos problemas que incidem na educação dizem respeito à falta de motivação com que os alunos cumprem suas tarefas educacionais corriqueiras. E isto, quase sempre, é resultado de uma falta de sintonia e sinergia entre os gostos e interesses que eles manifestam e aquilo que lhes é apresentado na escola como algo a ser aprendido de maneira dogmática, havendo poucas possibilidades de questionamentos e opiniões divergentes. Com base a isso a Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo, acata tal disciplina dando ao educando a possibilidade de abordar temas diversos (práticos e teóricos), esboçando suas críticas, trabalhos, ideias e opiniões sempre relevantes e orientadas para o “bem saber”.

PÚBLICO ALVO

Comunidade escolar: 9º ano (Ensino Fundamental II)

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A arte contemporânea produz uma ruptura com o passado. Os artistas desafiam as convenções, libertando-se de regras das tradicionais representações exatas dos objetos.
O Dadaísmo, um movimento que surgiu no início do século XX, foi criado por artistas revoltados com a destruição causada pela primeira grande guerra. As esculturas desse movimento eram construídos com os elementos mais inusitados e diversificados. Esse projeto é uma oportunidade do educando demostrar as suas reflexões e suas opiniões a partir de uma percepção da realidade e estudos sobre o dadaísmo voltados para uma realidade que nos aponta e suscita preocupações: a preservação do Meio Ambiente. Trabalhando os 7 hábitos, cada qual deverá, antes de tudo, pensar e buscar criar uma sinergia entre o que o mundo é para si e apresenta-la, em forma de uma obra dadaísta. O objetivo do trabalho com este foco é desenvolver a percepção sensível, como meio de atribuir os temas propostos em sala de aula ao meio social escolar além de conhecer com mais profundidade a evolução e a história da fotografia no mundo e no Brasil.

OBJETIVO GERAL

Avaliar, interpretar e refletir sobre a evolução da fotografia enquanto arte, além de desenvolver a sensibilidade ao cotidiano, a criticidade por meio de imagens e a valorizar a escola em todos os seus aspectos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ativar conhecimentos prévios dos alunos acerca da evolução e história da fotografia;
• Conhecer a escola a partir da fotografia analisada pelas artes;
• Mostrar aos alunos imagens e textos para ativar sua curiosidade e despertar interesse pela criticidade artística;
• Reconhecer a arte como uma ciência válida;
• Compreender a importância da fotografia como arte para o desenvolvimento do pensamento contemporâneo.

METODOLOGIA

Os alunos farão a leitura e o estudo dos textos propostos na Apostila de arte do segundo bimestre do Sistema MAXI de ensino do 8º Ano das páginas 13 a 20 “A fotografia” e “A fotografia no Brasil, em seguida haverá um momento em sala de aula onde falaremos sobre a importância do olhar do fotografo para o desenvolvimento da arte e da criticidade do meio em que vivemos, cada um poderá expor o seus argumentos e entendimentos sobre a fotografia.
Em seguida cada aluno irá ler novamente os textos e fará uma fotografia de alguma parte ou momento da escola que demostrará a beleza da escola, dando um título bem criativo à mesma.
Após a entrega dos trabalhos e avaliação detalhada, será feito um painel na escola para apresentação e divulgação dos melhores trabalhos. Por fim haverá uma premiação aos três melhores, além de terem seus trabalhos divulgados nas mídias sociais disponíveis pela escola.

CRONOGRAMA

05 A 12 DE MAIO – Leitura, estudo e debate dos textos;
05 A 16 DE MAIO – Confecção e elaboração das obras dadaístas;
17 DE MAIO – Entrega dos trabalhos;
17 A 19 DE MAIO – Correção, análise e avaliação.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

• Apostila de arte do segundo bimestre do Sistema MAXI de ensino do 9º Ano;
• Mural para exposição;
• Materiais Diversos para a confecção do trabalho (segundo a imaginação dos alunos).

AVALIAÇÃO

Espera-se que os alunos absorvam a história da fotografia no mundo e no Brasil, além de desenvolver a sensibilidade crítica para olhar o mundo que os rodeia de uma forma única e transmiti-lo por meio de imagens fotográficas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Apostila de Arte do segundo Bimestre do Sistema MAXI de ensino do 9º Ano, 2010.

COVEY, Franklin. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes: programa clássiso. Alcançando Eficácia Pessoal e Interpessoal de Dentro para Fora. Ed. Abril Educação, Versão 3.0, 2009.

ANEXOS

 

Avisos

 - ATENÇÃO - 

Início das aulas no dia 1º de agosto (Quarta-feira).
Os ônibus passarão nos mesmos locais e horários.
Aguardamos por vocês!

logo-jalles-machado

logo-grupo-lage

Rua 35, 600 Primavera I – Goianésia -GO

fjm@fjm.org.br

(62) 3353-2005   (62) 3353-3510

Fale conosco >>

apice-tecnologia