A leitura como fonte de pesquisa e entretenimento
Qui, 04 de Janeiro de 2018 13:46

ESCOLA LUIZ CÉSAR DE SIQUEIRA MELO

Professora:

Fátima Rodrigues de Souza

Projeto literário:

A leitura como fonte de pesquisa e entretenimento

Goianésia, fevereiro de 2017

 

1. APRESENTAÇÃO

O Projeto “A Leitura como fonte de pesquisa e entretenimento” é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os da literatura popular, romances, os contos, as crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as leituras de musicas, as charges, tira, jornal, gibi, revista e textos diversos, adequados aos alunos. Trata-se de um Projeto para ser desenvolvido, em sala de aula e fora do espaço escolar. Este projeto surgiu da necessidade de transformar a sala de aula num espaço de leitores e com leitores envolvendo todos na busca de estratégias que tornem a leitura um ato prazeroso.

2. PÚBLICO ALVO

Ensino Fundamental I - 5º ano “B”
Disciplina: Língua Portuguesa
Período: fevereiro a novembro de 2017

3. JUSTIFICATIVA

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O excesso de tecnologia está tirando das crianças à capacidade de interagir, movimentarse, criar, propor soluções imaginar, negociar, conviver. Aspectos como os celulares, internet, TV, e o acesso restrito à leitura no núcleo familiar,têm ocasionado pouco interesse pela leitura, além de tirar o foco das propostas pedagógicas.

Aprender a ler de forma competente é muito mais que decifrar mensagens. Para isso, foram colocados em prática, os 7 Hábitos de liderança do programa, O Líder em Mim, com a finalidade de que os alunos incorporem os princípios de liderança, que fazem surgir naturalmente as habilidades de que precisam para desenvolver: autonomia, responsabilidade e comprometimento, apoderando-se do conhecimento sistemático.

3. OBJETIVO GERAL

O projeto tem por objetivo desenvolver atividades de incentivo à leitura envolvendo os alunos do 5° ano B da escola Luiz Cezar de Siqueira Melo por meio de oficinas, apresentando de forma criativa, dinâmica e prazerosa o mundo literário. Dessa maneira, esperamos desenvolver habilidades de leitura e escrita e ampliar o conhecimento por meio da literatura. Despertar, incentivar e promover a leitura em âmbito escolar é dever de todos e é função da escola fazer desta prática uma constante.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover oficinas de leitura a fim de incentivar o aluno a prática da leitura em sala
  • de aula.
  • Acrescentar ao cotidiano do aluno a prática da leitura como prioridade no
  • processo de aprendizagem.
  • Desenvolver estratégias que viabilizem a aquisição da leitura.
  • Incrementar a leitura no âmbito escolar.
  • Estimular o educando à produção de textos.
  • Desenvolver a oralidade, leitura e produção textual.
  • Desenvolver ações dos 7 Hábitos do OLEM.
  • Relacionar as situações das leituras aos hábitos do OLEM.

5. METODOLOGIA

  • Reunião com os gestores da escola, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões;
  • Iniciar o dia da leitura na escola, por meio de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura;
  • As apresentações de leituras serão feitas em um dia da semana durante todo o ano letivo;
  • Os alunos, juntamente com a professora farão a escolha dos livros na biblioteca da escola e os levarão para sala de aula. Cada aluno leva um livro para casa, e num período de uma semana, incentivados pela família, fazem a leitura do livro, e em sala de aula, fazem o reconto aos colegas e o resumo escrito em fichas.
  • Serão desenvolvidos os 7 Hábitos do programa O Líder em Mim, associando-os com as leituras feitas pelos alunos.
  • Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, poderão ser oferecidos aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
  • Depois de feito o reconto e o resumo do livro, os alunos trocam de livro e o processo continua.
  • O dia da culminância do projeto ocorrerá na última semana de novembro. Será um momento de muita importância para a turma 5º ano B. Com o envolvimento da família, dos professores e de toda a turma. O foco principal será o trabalho em equipe, pensando no ganha-ganha. Será uma manhã de muita troca, compreensão e alegria. Assim, todos sairão vencedores.

6. RECURSOS

Recursos humanos: A participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..

7. CRONOGRAMA

O Projeto de Leitura acontecerá durante todo o ano letivo iniciando em fevereiro de 2017, sendo uma aula de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos.
A culminância do projeto será na primeira semana de dezembro com a presença dos familiares dos alunos, gestores e alunos de outras turmas, com a apresentação do livro, O mundo do meu amigo, autoria de Ana Cecília Carvalho e Robinson Reis. Durante a culminância os alunos associarão os 7 Hábitos do OLEM, a obra em estudo e cantarão o
hino de autoria do professor Eduardo Makyama acompanhado por ele no violão.

8. AVALIAÇÃO GERAL

Será feita de forma contínua no decorrer do projeto e em especial, nos momentos de apresentação das atividades propostas, com o objetivo de diagnosticar e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica, com interação necessária em um processo de construção e de reconstrução que depende de novas tomadas de decisões, com foco nos objetivos propostos.

9. AVALIAÇÃO FINAL

A avaliação foi realizada por meio de atividades quinzenais (oral e escrita), em anexo, trabalho escrito sobre o livro selecionado, “O mundo do meu amigo”, em anexo, e na culminância, por meio de apresentações como teatro, música,
explicações sobre o livro associado aos 7 Hábitos do OLEM. Também foi cantado pelos alunos, o hino do OLEM, de autoria do professor Eduardo Makyama.

10. REFERÊNCIAS

GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.

SOARES, Magda. Letramento: Um Tema em Três Gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

REVISTA NOVA ESCOLA. Edição especial: Tudo sobre leitura. Ed. Abril: 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.

LÜCK, G. Página à página: faça seus alunos se interessarem pela leitura. Curitiba: Profissão Mestre, set.200, p.10-13.

SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura, 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

 11. ANEXOS

Clique para visualizar a Avaliação

Clique para visualizar a Ficha de Leitura

 

Avisos

 - ATENÇÃO - 

Início das aulas no dia 1º de agosto (Quarta-feira).
Os ônibus passarão nos mesmos locais e horários.
Aguardamos por vocês!

logo-jalles-machado

logo-grupo-lage

Rua 35, 600 Primavera I – Goianésia -GO

fjm@fjm.org.br

(62) 3353-2005   (62) 3353-3510

Fale conosco >>

apice-tecnologia