A ESCOLA EM FOCO!
Qui, 04 de Janeiro de 2018 15:14

Projeto:

A ESCOLA EM FOCO!

“A fotografia revela o que o tempo quer esconder”
(PARREIRA)

Elaboração:

PARREIRA, Nei Antonio.

APRESENTAÇÃO

A cada ano a arte, como uma disciplina, ganha mais espaço nos meios acadêmicos, desde a base da formação, como algo indispensável para o amadurecimento da criticidade e do sensível. Cada vez mais vemos que muitos problemas que incidem na educação infantil dizem respeito à falta de motivação com que os alunos cumprem suas tarefas educacionais corriqueiras. E isto, quase sempre, é resultado de uma falta de sintonia e sinergia entre os gostos e interesses que eles manifestam e aquilo que lhes é apresentado na escola como algo a ser aprendido de maneira dogmática, havendo poucas possibilidades de questionamentos e opiniões divergentes. Com base a isso a Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo, acata tal disciplina dando ao educando a possibilidade de abordar temas diversos (práticos e teóricos), esboçando suas críticas, trabalhos, ideias e opiniões sempre relevantes e orientadas para o “bem saber”.

PÚBLICO ALVO

Comunidade escolar: 8º anos A e B (Ensino Fundamental II)

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Esse projeto é uma oportunidade do educando demostrar as suas reflexões e suas opiniões a partir de um ângulo pessoal do que a escola é e representa para cada um. Trabalhando os 7 hábitos, cada qual deverá, antes de tudo, pensar e buscar criar uma sinergia entre o que a escola é para si e apresenta-la, em forma de um painel, os trabalhos realizados. O objetivo do trabalho com este foco é desenvolver a percepção sensível, como meio de atribuir os temas propostos em sala de aula ao meio social escolar além de conhecer com mais profundidade a evolução e a história da fotografia no mundo e no Brasil.

OBJETIVO GERAL

Avaliar, interpretar e refletir sobre a evolução da fotografia enquanto arte, além de desenvolver a sensibilidade ao cotidiano, a criticidade por meio de imagens e a valorizar a escola em todos os seus aspectos.

OBJETIVO ESPECÍFICOS

  • Ativar conhecimentos prévios dos alunos acerca da evolução e história da fotografia;
  • Conhecer a escola a partir da fotografia analisada pelas artes;
  • Mostrar aos alunos imagens e textos para ativar sua curiosidade e despertar interesse pela criticidade artística;
  • Reconhecer a arte como uma ciência válida;
  • Compreender a importância da fotografia como arte para o desenvolvimento do pensamento contemporâneo.

METODOLOGIA

Os alunos farão a leitura e o estudo dos textos propostos na Apostila de arte do segundo bimestre do Sistema MAXI de ensino do 8º Ano das páginas 13 a 20 “A fotografia” e “A fotografia no Brasil, em seguida haverá um momento em sala de aula onde falaremos sobre a importância do olhar do fotografo para o desenvolvimento da arte e d criticidade do meio em que vivemos, cada um poderá expor o seus argumentos e entendimentos sobre a fotografia.
Em seguida cada aluno irá ler novamente os textos e fará uma fotografia de alguma parte ou momento da escola que demostrará a beleza da escola, dando um título bem criativo à mesma.
Após a entrega dos trabalhos e avaliação detalhada, será feito um painel na escola para apresentação e divulgação dos melhores trabalhos. Por fim haverá uma premiação aos três melhores, além de terem seus trabalhos divulgados nas mídias sociais disponíveis pela escola.

CRONOGRAMA

05 A 12 DE MAIO – Leitura e debate dos textos;
05 A 16 DE MAIO – Confecção e elaboração das fotografias;
17 DE MAIO – Entrega dos trabalhos;
17 A 19 DE MAIO – Correção, análise e avaliação;
26 DE MAIO – Entrega dos prêmios às três melhores fotografias.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Apostila de arte do segundo bimestre do Sistema MAXI de ensino do 8º Ano;
  • Papel fotográfico;
  • Máquina fotográfica, celulares e tablets;
  • Mural para exposição.

AVALIAÇÃO

Espera-se que os alunos absorvam a história da fotografia no mundo e no Brasil, além de desenvolver a sensibilidade crítica para olhar o mundo que os rodeia de uma forma única e transmiti-lo por meio de imagens fotográficas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Apostila de Arte do Sistema MAXI de ensino do 8º Ano, 2010.
COVEY, Franklin. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes: programa clássiso. Alcançando Eficácia Pessoal e Interpessoal de Dentro para Fora. Ed. Abril Educação, Versão 3.0, 2009.

ANEXOS

 

Avisos

 - ATENÇÃO - 

Início das aulas no dia 1º de agosto (Quarta-feira).
Os ônibus passarão nos mesmos locais e horários.
Aguardamos por vocês!

logo-jalles-machado

logo-grupo-lage

Rua 35, 600 Primavera I – Goianésia -GO

fjm@fjm.org.br

(62) 3353-2005   (62) 3353-3510

Fale conosco >>

apice-tecnologia