Notícias
8 de março - Homenagem ao dias da Mulheres
Qui, 08 de Março de 2018 16:06

Dia das Mulheres

Nesta data tão especial, gostaríamos de prestar uma singela homenagem a todas as mulheres que nos agraciam com carisma, amor e que fazem a vida ser possível.

“Que todo dia seja dia de você ser bem tratada
Que a peleja da vida lhe faça encorajada
Que a ferida cicatrize e a dor seja aliviada
Que todo dia seja dia de você ser renovada
De ser mil em uma só ser talvez reinventada
De ser o que quiser ser, sem precisar ser julgada
Mulher, que todo dia seja dia de você ser conquistada
De ouvir palavras doces que lhe deixem embriagada
E no toque mais suave, ter a pele arrepiada
Que todo dia seja dia de ter a boca beijada
Que na força da leveza tenha a cintura abraçada
Pra ficar melhor só falta no cangote ser cheirada
Que todo dia seja dia de tu ser paparicada
De ter o mundo ao seus pés pra você ser bajulada
E que não precise festa pra você ser festejada
Que todo dia seja dia de tu ser admirada pela força, pela garra,
pela coragem estampada de ser verdadeira e justa mesmo sendo injustiçada
Que todo dia seja dia de você ser engraçada, pois sorrir e fazer rir deixa a alma aliviada
Mas se a tristeza chegar, que tu seja consolada
Que todo dia seja dia de sair pela calçada de caminhar do seu jeito,
discreto ou com rebolada de mini saia ou de burca e não ser assediada
Que todo dia seja dia de você ser mais ousada
De amar quem quiser amar e por alguém ser amada
O amor é o melhor transporte pra seguir essa jornada
Enfim mulher que todo dia seja dia de não ter a voz calada
E se alguém ousar calar, que essa voz seja elevada
Que todo dia seja o dia da mulher ser respeitada”

Bráulio Bessa

Parabéns a todas as mulheres!

 

 
Incentivando a prática da pesquisa
Ter, 06 de Março de 2018 14:42

Universo

        O mundo hoje nos oferece uma gama infinita de conhecimentos e formas de adquiri-lo, no entanto, há uma necessidade de um guia para que não nos percamos.

        A escola Luiz César de Siqueira Melo, demostra-se zelosa por essa busca e incentiva a prática da pesquisa, afim de alinhar os conteúdos propostos pela apostila aos oferecidos pela internet.

        Os alunos do 4º ano “A”, após estudos em sala de aula sobre os habitats e nichos ecológicos, foram ao laboratório de informática e, sobre a orientação do Professor Nei Antonio, pesquisaram sobre alguns animais, aprofundando ainda mais o conhecimento sobre o tema.

 
Brincando hoje, com as brincadeiras de ontem
Seg, 05 de Março de 2018 13:47

Universo

        Conhecer o passado é muito importante para compreendermos o nosso próprio presente. As brincadeiras e as histórias de outros tempos são também importantes fontes para conhecermos como era o modo de vida no passado. Se algumas brincadeiras antigas ainda hoje são praticadas por nós, é porque a história ainda permanece viva.

        Muitas brincadeiras realizadas pelas crianças hoje em dia são bem mais antigas do que imaginamos:

        A pipa é uma brincadeira que já era praticada pelas crianças chinesas que viveram há cerca de 2200 anos. A bolinha de gude era bastante apreciada pelas crianças romanas que viviam cerca de 2000 anos. Eles além de brincar, gostavam de colecioná-las.

        Os alunos do 4º A da escola Luiz César, após entenderem de forma teórica sobre a importância das brincadeiras do passado como grandes fontes de informações, se divertiram, unindo a teoria da sala de aula à pratica das brincadeiras, fortalecendo ainda mais os seus conhecimentos históricos.

 
Universo, Sistema solar e a Terra
Seg, 05 de Março de 2018 11:01

Universo

        Para reforçar o conteúdo de Geografia sobre o Universo e o planeta Terra, a professora Cláudia Gomes solicitou aos alunos do 6º ano B uma exposição de maquetes representando o Sistema Solar.

       De forma criativa os alunos confeccionaram as maquetes demonstrando que criaram sinergia trabalhando em parceria com seus responsáveis.

 
Ferramentas de Liderança OLEM
Seg, 05 de Março de 2018 10:25

Ferramentas de Liderança OLEM

        Nas aulas de Geografia da Prof. Cláudia, as turmas do 6º ao 9º ano utilizaram as ferramentas de liderança do programa O Líder em Mim, para expor informações referentes aos conteúdos estudados.
        É importante ressaltar que essas ferramentas trazem um novo olhar para as tarefas de nosso cotidiano, ajudando os alunos a pensar e a organizar suas ideias.

 

 
Evolução do mundo contada através da História em Quadrinhos
Sex, 02 de Março de 2018 14:15

Por SOMOS Educação

Criatividade. Essa é a palavra que traduz bem o projeto a seguir, desenvolvido pela Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo, de Goianésia (GO), e que envolveu as Histórias em Quadrinhos no processo de aprendizagem.

O público alvo desse trabalho foram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, sob a responsabilidade do professor Nei Antonio Parreira, que leciona filosofia e arte na instituição. É o professor quem dá detalhes de como tudo aconteceu.

“Nos últimos anos, a filosofia tem ganhado um significativo espaço no campo pedagógico. Cada vez mais vemos que muitos problemas que incidem na educação infantil dizem respeito à falta de motivação com que os alunos cumprem suas tarefas educacionais corriqueiras. E isso, quase sempre, é resultado da falta de sintonia entre os gostos e interesses que eles manifestam e aquilo que lhes é apresentado na escola como algo a ser aprendido de maneira dogmática, havendo poucas possibilidades de questionamentos e opiniões divergentes”, afirma o professor Parreira.

Pensando “fora da caixa”, então, o professor decidiu inserir a criação de Histórias em Quadrinhos como forma dos alunos fixarem conhecimento. A base usada para isso foi o texto “Uma Breve História do Mundo”, em que os estudantes foram estimulados a demonstrar suas reflexões e opiniões a partir da leitura do mesmo.

Ler, refletir e criar

A leitura do texto em sala de aula foi parte fundamental da atividade. Para o professor, “desenvolver a leitura como fundamento da capacidade reflexiva e argumentativa do estudante é essencial, pois não há possibilidade de ‘filosofar’ sem esforço, além de avaliar, interpretar e refletir temas relevantes ao nosso dia a dia, desenvolvendo a criticidade por meio de argumentos”.

Como o tema era amplo, o foco dado foi na importância do fogo para o desenvolvimento da humanidade.

Ao término da leitura, observou-se que os estudantes interpretaram corretamente o texto, além de terem opinado e avaliado os conceitos ali abordados. Foi, então, a vez de aguçar a criatividade.

Como lição de casa, os alunos foram estimulados para, com a ajuda de suas famílias, lerem novamente o texto e criarem uma pequena História em Quadrinhos com pelo menos oito ilustrações sobre o que puderam abstrair da leitura.

“Para ampliar a motivação dos alunos, divulgamos que os trabalhos seriam avaliados e que os três melhores seriam premiados, além de divulgados nas mídias sociais disponíveis pela escola. Isso fez com que a criatividade se desenvolvesse ainda mais”, destaca o professor, satisfeito com o resultado do projeto.

 

Link da matéria original: 
https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica/evolucao-do-mundo-contada-atraves-da-historia-em-quadrinhos
 
Veja Mais >>12345678910

Avisos

 - ATENÇÃO - 

Início das aulas no dia 1º de agosto (Quarta-feira).
Os ônibus passarão nos mesmos locais e horários.
Aguardamos por vocês!

logo-jalles-machado

logo-grupo-lage

Rua 35, 600 Primavera I – Goianésia -GO

fjm@fjm.org.br

(62) 3353-2005   (62) 3353-3510

Fale conosco >>

apice-tecnologia