Escola Luiz César de Siqueira Melo

 MG 1602IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

A Escola Luiz César de Siqueira Melo está situada á Rua 35 n° 600 - Bairro Primavera I – Goianésia - Goiás, CEP 76.380-000. Telefone: (62) 3353-2005/3353-3510, mantida pela Fundação Jalles Machado, administrada pela diretora Sirlei Vicente Ferreira Carneiro e jurisdicionada a Subsecretaria Regional de Educação de Goianésia-Goiás, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente.


HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Luis César de Siqueira Melo foi criada através da Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996 e pela Resolução nº. 001/96 do CCE e reconhecida pelo CCE Resolução nº. 169/2000 de 17 de novembro para as turmas de 1° ao 5º ano (Fundamental I) e a Resolução CCE/CEB nº. 71 de 04 de abril de 2006 para as turmas de 6º à 9º ano (Fundamental II). Em 1996, seu 1° ano de funcionamento atendia alunos da 1° a 4° série, com oito salas de aula, num total de 103 alunos. Esteve como diretora a Srª Lazara Lisboa Costa Mendonça que foi nomeada pelo presidente vigente, a qual dirigiu a escola nos anos de 1996 a 1997.


A Escola Luiz César de Siqueira Melo, semente plantada pela Fundação Jalles Machado, a qual recebeu este nome em homenagem ao Dr. Jalles Machado; que é o pai do nosso saudoso Fundador Dr. Otávio Lage de Siqueira. O Presidente atual da Fundação Jalles Machado é o Sr. Ricardo Fontoura de Siqueira. A diretora Educacional e Superintendente a Sra. Sirlei Vicente Ferreira Carneiro, Psicopedagoga, responsável pela estruturação e organização pedagógica da instituição, composta por profissionais qualificados na sua área de atuação, sendo a mesma atual superintendente da Fundação. O nome da escola foi uma homenagem a Luiz César de Siqueira Melo que é o patrono da escola, neto do fundador Otávio Lage.

A Escola Luiz César oferece  Ensino para o Maternal III, Jardim I e II, Fundamental completo de 1º ao 9º ano,no período matutino e vespertino, com demanda de 16 turmas,  MG 1611perfazendo uma média de 450 alunos, assim distribuídos:

  • Maternal III – 1 turma (17 alunos)
  • Jardim I – 1 turma (24 alunos)
  • Jardim II – 1 turma (26 alunos)
  • 1º ano – 1 turma (30 alunos)
  • 2º anos – 2 turmas (48 alunos)
  • 3º anos – 3 turmas (62 alunos)
  • 4º anos – 2 turmas (42 alunos)
  • 5º anos – 2 turmas (50 alunos)
  • 6º anos – 2 turmas (35 alunos)
  • 7º anos – 2 turmas (46 alunos)
  • 8º anos – 2 turmas (39 alunos)
  • 9º ano – 1 turma (30 alunos)

 

Portanto a Escola possui dois turnos de funcionamento:

- Matutino - 07h00min às 11h45 min.

- Vespertino - 13h00min às 17h25min.

 

MISSÃO DA ESCOLA

A missão da nossa escola é proporcionar a todos, a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir nas transformações da sociedade e frente aos desafios do mundo moderno.


OBJETIVO

A Escola Luiz César de Siqueira Melo tem os seguintes objetivos como essenciais para a valorização do conhecimento e do ser humano:
•    Promover o desenvolvimento da leitura e da escrita, a capacidade lógica e a boa interpretação através da participação contínua e ativa do aluno. Utilizando diferentes linguagens: verbal, matemática, plástica, corporal como veio para expressar e comunicar suas idéias e usufruir as produções culturais, fazendo perceber através de relatos, comportamento, desenvolvimento crítico.
•    Propiciar a formação de cidadãos autônomos e críticos, cujas características sejam à capacidade de argumentação sólida, posicionando – se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas sendo capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade.
•    Valorizar os conhecimentos e a forma de expressão de cada aluno como processo de socialização.
•    Despertar a criatividade, a criticidade, a sensibilidade, a afetividade e o respeito, para construir coletivamente uma sociedade mais humana, democrática e solidária, pela participação individual e coletiva.
•    Favorecer a produção e a utilização das múltiplas linguagens, das expressões e dos conhecimentos históricos, sociais, científicos e tecnológicos, sem perder de vista a autonomia intelectual e moral do aluno.


VISÃO DE FUTURO

A escola tem a pretensão de ser reconhecida no Estado, por oferecer um ensino de qualidade, trabalhando com transparência, ética e respeito aos colaboradores e à comunidade.


FILOSOFIA DA ESCOLA

A Escola Luiz César de Siqueira Melo, percebe a educação como um processo permanente e integral, fundamenta-se no compromisso de oferecer ao educando oportunidades de desenvolver a autonomia, a ação - reflexão – ação, a criatividade numa busca constante de uma melhor qualidade de vida.
Dentro desta proposta, destaca-se a importância do aluno construir seus conhecimentos de forma coletiva, a partir dos saberes intrínsecos, vivenciando o respeito, a cooperação, a afetividade e a responsabilidade como valores essenciais para si e para o grupo a que pertence.


CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

Acreditamos que uma escola de qualidade e inclusiva é aquela que oferece a todos o mesmo acesso e proporciona meios para os alunos apropriarem- se de novos saberes e conhecimentos de forma prazerosa.
Temos, portanto como prática a educação democrática, com estreita integração escola/família/comunidade.

O desenvolvimento, social e afetivo, é a principal meta desta unidade.

Para tal, trabalha os conteúdos programáticos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação, sendo o mesmo complementado e adequado de conformidade com a realidade sócio – cultural da clientela. O ensino-aprendizagem é a interação entre o ensinante e o aprendente nas situações diárias da sala-de-aula, respeitando os seus saberes e estimulando novos conhecimentos.

A aprendizagem ocorre de várias formas, por meio de trocas de experiências vividas, pela criação de hipóteses e organização do pensamento. Ela pode ocorrer realizando várias atividades como: pesquisas, leitura, escrita, artes, projetos, questionamentos, reflexão e outros.

A avaliação deve estar focada na aprendizagem e não na nota. É uma apreciação qualitativa sobre o ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Ela pode acontecer de várias formas e em diversas situações, no decorrer das aulas, através de uma variedade de atividades, que permitem ao professor observar como os alunos estão assimilando, construindo conhecimentos e desenvolvendo habilidades e competências.
Em busca de um ensino de qualidade significativo, a unidade oferece atividades extracurriculares, as quais auxiliam e facilitam a aprendizagem.

Sabe- se que para um indivíduo desenvolver- se na área cognitiva faz- se necessário que todo seu organismo esteja em pleno funcionamento, tanto sob aspectos fisiológicos, quanto psicológicos. Priorizando também este aspecto, os alunos desta unidade que são filhos de funcionários da empresa mantenedora e comunidade, são assistidos por um bom plano de saúde. Recebe ainda, assistência odontológica mantida pela Empresa. Aos alunos mais carentes, é oferecido material escolar completo e uniforme.

Todas as ações aqui mencionadas são avaliadas periodicamente quanto à sua funcionalidade e aplicação reparando assim possíveis falhas.


MARCO SITUCIONAL

A sociedade é constituída por diferentes modelos econômicos, políticos e sociais, que foram construídas ao longo da história. E a influência que esta história nos traz, serve como base para caracterizar a educação atual e sua problemática.

Hoje nosso principal desafio é o envolvimento dos pais com as atividades escolares dos filhos, pois a extensa jornada de trabalho faz com que a grande maioria dos pais se ausente do cotidiano escolar, ficando a questão da responsabilidade com o acompanhamento dos alunos a desejar. Temos trabalho de forma efetiva empreendendo ações tais como, reuniões periódicas, palestras.

A Escola Luiz César desenvolve ao longo do ano vários projetos pedagógicos e culturais afim de aproximar a comunidade da escola, o trabalho em equipe é desenvolvido de acordo com a necessidade de cada projeto apresentado pela direção e coordenação.
Todos os projetos são direcionados à socialização do ambiente escolar e familiar, sempre que possível conta com uma grande participação dos pais.

Eles têm como objetivo resgatar os valores nas dimensões, responsabilidade na educação, aceitação de dificuldade diagnosticada nas crianças, superação de déficit de aprendizagem.

Para isso promovemos reunião de pais dinamizada:
•    Escola de pais – primeira reunião de pais dinamizada;
•    Celebração Ecumênica de início da safra na empresa Jalles Machado;
•    Homenagem especial Dias das Mães;
•    Festa Junina;
•    Missa em homenagem especial ao Fundador da Escola;
•    Homenagem especial ao dia dos Pais;
•    Desfile cívico Dia da Pátria;
•    Semana da criança – realização de brincadeiras, despertando no aluno o gosto por suas obrigações estudantis e valorização do ambiente escolar;
•    Dia do professor – Momento realizado para reconhecer o trabalho desempenhado pelos professores;
•    Encontro Regional de educadores em Goiânia promovido pelo Sistema Maxi de Ensino;
•    Mostra cultural – trabalho desenvolvido para ampliar o conhecimento artístico e cultural do aluno;
•    Formatura das turmas de 1º e 9º;
•    Noite de Ação de Graças – momento preparado especialmente para a última reunião de pais.

 

 MG 1419

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

A missão da nossa escola é proporcionar a todos, a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir nas transformações da sociedade e frente aos desafios do mundo moderno.

 

Avisos

Atenção Pais!

 

Volta as aulas no dia 22 de Janeiro!

----

Ainda não matriculou seu filho?
Venha já a nossa escola e matricule-o!

 

Horário para matrículas: 07h30 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

 

logo-jalles-machado

logo-grupo-lage

Rua 35, 600 Primavera I – Goianésia -GO

fjm@fjm.org.br

(62) 3353-2005   (62) 3353-3510

Fale conosco >>

apice-tecnologia